terça-feira, 25 de agosto de 2009

A nossa história e os móveis antigos

Antes que comece a falar de móveis antigos, e que vão fazer parte do mobiliário cá de casa, vou-vos contextualizar, para que se perceba a sua origem.
Durante estes 4 anos, eu e o P. estivemos a viver numa casa emprestada (herança dos meus pais).

Como surgiu esta oportunidade de não estarmos a pagar nem rendas, nem empréstimos (durante o tempo que quisessemos), achámos mais sensato não a desperdiçar.

Sempre foi nossa intenção estar ali provisoriamente, juntar mais algum dinheiro e depois comprar a nossa casa, escolhida por nós. Aquela que traduzisse os nossos gostos e a nossa forma de ser/estar.

Quando para lá fomos, a casa estava toda ela mobilada com móveis antigos, muito antigos, com história e que já vinham de gerações anteriores (alguns têm garantidamente bem mais de 100 anos). A casa tinha tudo para que pudesse ser habitada e se vivesse com o conforto necessário.

Como a nossa estadia sempre foi tomada como temporária, nunca quisemos comprar grandes coisas para ali, fazer alterações ou até mesmo mudar de móveis. Isso estava fora de questão!

Com a nossa saída, os meus pais vão alugá-la para ajudar às despesas da sua manutenção. Acontece que os meus papás não querem nada do que lá está. A minha única maninha tem a casa dela prontinha, com a decoração que ela gosta, e também quer pouca coisa, para não dizer quase nada.

Acho um crime deixar aqueles móveis, e outras peças seculares, à mercê de mãos alheias, sujeitos a maus tratos ou até a serem roubados.

Poderiam ser vendidos para algum antiquário, mas nutro por eles um carinho especial.
Estes quatro anos de convivência despertaram-me de forma mais sentida para o gosto por coisas antigas, para as relíquias, para o valor da madeira, para os estilos de outrora.
Escolhi os móveis e as peças que quis cá para casa. Felizmente o P. também partilha da mesma opinião, no que a este assunto diz respeito.

A ideia que temos é recriar estas peças na conjugação com outros estilos de móveis. Algumas serão restauradas, outras recicladas.

Sou da opinião que certas misturas de estilos ficam lindíssimas, muito giras e originais, rompendo com a monotonia de um único estilo.

Por isso, e para terminar este post que já vai longo (alguns já devem ter desistido há muito do o ler :P ), vou-vos deixar 5 motivos que encontro para olhar com olhos de ver os móveis antigos/de família:

1. Já não se fazem móveis como antigamente, quer no que respeita ao processo de fabricação (a maior parte de fabrico artesanal), quer em relação a modelos e estilos verdadeiramente originais e que marcaram determinadas épocas.

2. A madeira é um material cada vez mais precioso. Como recurso natural, está a escassear (muito à conta da forma irresponsável com que estamos a acabar com as árvores). Por isso, hoje em dia, o seu custo é cada vez mais elevado e os móveis de madeira maciça destacam-se pelo seu preço.

3. As antiguidades por serem cada vez mais valorizadas, custam cada vez mais caro.

4. Nenhuma peça de design moderno e arrojado tem mais valor do que uma peça de família.

5. Restaurar, reciclar e preservar o que se tem é mais barato do que comprar novo.

8 comentários:

  1. Lindos os móveis e bem que você faz de levá-los para sua casa.
    Felicidades,
    Munira.

    ResponderEliminar
  2. Estou anciosa por ver o resultado final e o local onde vão ficar :)

    ResponderEliminar
  3. Eu antigamente detestava mesmo tudo o que fosse "velho" e antigo. Tenho uma arca que os meus sogros nos deram, que detestava. Agora não a troco por nada. Nem imaginas as coisas que dei e mandei fora quando a minha sogra morreu, e como o meu sogro mudou-se para uma casa mais pequena, não cabia. Demos tudo, que arrependida que estou. Agora dou comigo a precisar de comprar cómodas pois os miúdos crescem e com eles a quantidade de roupas, etc, etc. Enfim, com o tempo lá fui aprendendo a dar mais valor a certas coisas.
    Aproveito para dizer que o meu blog passou a estar actualizado, convidando-te desde já a visitar-me se quiseres.
    Beijos grandes.

    http://vbenvindo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Pois é, eu antes também não dava nenhum valor a essas coisas antigas. Eram bonitas, mas em museu, ou em casas antigas :). Quando fui para aquela casa e os meus pais sugeriam em ficarmos com alguns móveis, sempre disse tacitamente não queria nada daquilo. E olha, ao fim deste tempo, tudo mudou. Ainda bem que fui a tempo de não fazer verdadeiras asneiras :P

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o teu post, e ainda mais por saber que vais saber integrar muito bem essas peças de forma a ficarem contextualizadas, és bastante criativa. Espero para ver!

    ResponderEliminar
  6. Em relação ao conceito de moveis antigos para restauro dando uma nova "cara", tenho boas recordações...quando uma das minhas avó faleceu os meus pais ficaram com alguns moveis que restauraram e ficaram lindos...um deles tenho no meu quarto em casa deles...está branquinho com uns novos puxadores até parece outro assim como um cadeirão que o meu pai tb pintou e estofou com outro tecido e já está como novo!
    Acredito que vais dar uma nova alma a estas peças com tanto valor sentimental.

    ResponderEliminar
  7. Lindos esses móveis, eu gosto de móveis antigos, pena é que a minha família não tenha, senão também os trazia. Facilmente os enquadras na nova casa.

    ResponderEliminar
  8. http://oficinadobosque.blogspot.com/


    vá a este blog vai adorar ; )

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)