domingo, 16 de maio de 2010

Janelas

Sabem, aquelas janelas antigas aos quadradinhos com moldura em madeira, lindas e charmosas? Uma raridade hoje em dia.

Na cidade já quase não se vêem.

A pouco e pouco começaram a ser substituídas pelas janelas de alumínio com isolamento térmico, acústico, preparadas para todas as condições atmosféricas. Resistentes ao choque, com caixas de ar e vidros duplos e triplos, estas janelas prometiam mudar as nossas vidas.

E mudaram mesmo...

Muito de mansinho, começaram a ganhar terreno e a transformarem-se em donas e senhoras das fachadas das nossas casas. E mais do que isso, transformaram-se em autênticas máquinas de guerra, com enormes e mortíferas mandíbulas de alumínio. Umas exterminadoras implacáveis que não se compadecem com a simplicidade, a fragilidade e a beleza das antigas e velhas janelas.

A luta tornou-se desigual. Continua a traduzir-se em demolição, dizimação daquelas que outrora emolduravam delicadas cortinas e mimosos vasinhos de flores. Como eram orgulhosas e vaidosas as fachadas das nossas casas!

Mas ainda há quem lhes prometa vida e protecção. Só a imaginação as pode salvar da sua triste sina.

As imagens que vos mostro são alguns exemplos simples e criativos do que a imaginação é capaz de fazer. Está nas nossas mãos dar a estas velhas janelas uma nova condição. Uma condição que não lhes roube definitivamente a alma e o coração.

Vamos mudar-lhes o destino! Vamos salvá-las do lixo!


Um convite para entrar


Antes era assim


Depois transformou-se numa linda moldura
(aqui o passo-a-passo)


Num escritório...


Uma janela de espelhos no hall


Uma inspiração apaixonada


Uma mesa que guarda lembranças


Um outro estilo de moldura


Uma delicada cabeceira


Um novo antes...


... que resultou num romântico quadro

11 comentários:

  1. Olá!

    Queria começar a pegar os quadradinhos da manta, sabes como se faz? é com a agulha de cozer?

    ResponderEliminar
  2. Oi linda

    Voçê precisava conhecer algumas cidades brasileiras lindas,onde ainda se vê muitas destas janelas e casinhas maravilhosas...em Pirinópolis no interior de Goiás,as casinhas são bem coloridas,cheias de lindas janelas de madeira com cortinas de rendinhas delicadas e flores....
    Beijim
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  3. Bricolar e Poupar: Eu quando terminar a minha manta vou pregar os quadradinhos com agulha de cozer mas tipo arraiolos para poder cozer com lã. Depois farei um picot a toda a volta da manta novamente com a agulha de crochê.
    Beijinhos

    Deusa:
    Aqui em Portugal também há muitas casinhas com essas janelas, sobretudo no interior e fora das grandes cidades há imensas casas assim. Mas a ~tendência é para irem desaparecendo. Mesmo em Lisboa existem casas assim, mas só nos bairos típicos.
    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  4. Oi amei seu blog,ideias maravilhosas e originais,agora todos os dias tenho que dar uma passada aqui.
    ABRAÇÃO

    GRAÇA

    ResponderEliminar
  5. É fantástica esta ideia de reciclar as janelas, difícil será de as encontrar, como dizes em Lisboa só se vêm nos bairros antigos.

    1 Beijinho

    ResponderEliminar
  6. A mesa ficou bem original e os cabideiros ficaram charmosos....bjks...Gil

    ResponderEliminar
  7. Oi! Adoro o teu blog, mas nunca comentei. O conteúdo é excelente e a forma também, já que escreves muitíssimo bem. Mas quanto à nostalgia das janelas... olha que não é bem assim; há janelas modernas, em pvc, com vidros duplos e tudo o que mencionas, mas a imitar traça antiga, aos quadradinhos. Vê-se imenso, mesmo em Lisboa. Por isso acho que não estão a acabar, ao contrário do que dizes. E ainda bem que se pode aliar o conforto à tradição!

    ResponderEliminar
  8. Óptimas idéias essas, principalmente sendo hoje o dia mundial da reciclagem.

    ResponderEliminar
  9. Olá amiga

    Simplesmente adorei este post , são muito boas ideias , e realmente dá que pensar nas antigas janelas, que hoje pensamos como eram bonitas , e verifica-se que ao reutilizarmos , ficam fabulosas.
    Beijocas da Xanó

    ResponderEliminar
  10. Anónimo: Muito pelo elogio ao blog e à escrita.

    Em relação às janelas, eu não deixo de concordar com o comentário que deixaste, no entanto as imitações não passam disso mesmo de imitações. As réplicas que se fazem actualmente não têm a beleza e o charme da caixilharia de madeira das antigas janelas. Por isso é que eu digo que estas janelas estão em vias de extinção. Não quero com isto dizer que as novas janelas não sejam bem-vindas, muito pelo contrário.

    Muito obrigada pelos vossos simpáticos e queridos comentários.
    Um beijinho para todos(as) vós :)

    ResponderEliminar
  11. Gostei muiiiiiiiiiiito das propostas!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)