segunda-feira, 10 de maio de 2010

A nossa farmácia

Infelizmente temos de ter sempre medicamentos em casa (que bom seria nunca precisarmos deles). Quando estamos doentes surge o inevitável convite da voltinha à farmácia, e lá trazemos umas "comprinhas" que nos prometem arrebitar o "ânimo". De qualquer forma, convém ter um kit básico com alguns medicamentos milagrosos e outros artigos de primeiros-socorros.

Foi assim que há coisa de 1 ano atrás, cansada de ter tudo enfiado indiscriminadamente num dos armários da casa de banho, decidi colocar e organizar tudo numa caixinha - a minha farmácia ambulante.

Ainda cheguei a procurar caixas-farmácia mas rapidamente desisti. Ou porque eram demasiado pequenas para as minhas necessidades, ou porque eram demasiado caras para aquilo que eu achava que valiam.

Posto isto, decidi fazer a minha própria farmácia.

Primeiro comprei uma caixa transparente com as dimensões que quis, por pouco mais de 2 euros. Ainda ponderei comprar uma metálica, mas acabei por desistir por causa da futura ferrugem. Optando pelo plástico, preferi transparente para poder rapidamente localizar o que preciso.

A seguir, colei-me à internet à procura de imagens alusivas a farmácia, medicamentos, etc...

Comecei eu própria a fazer as minhas composições, a personalizar os desenhos e resultou nisto.



Ao invés de construir uma farmácia à séria, com símbolos sérios, decidi-me pela farmácia-fantasia ou farmácia-infantil :P

Como criança crescida que sou, continuo a não gostar de picas, a não gostar de tomar medicamentos, a ficar arrepiada com os doi-dóis. Logo, uma farmácia assim julgo que é capaz de ajudar a ultrapassar o trauma que quase toda a boa da criança sente :P

Entretanto, mudei de casa e ela veio connosco.

Porém, só agora mostro a minha farmácia porque tive de voltar a refazê-la.

Também ela adoeceu, coitadinha. Ah, pois é! Isto da doença toca a todos :P

Tenho-a exposta na casa de banho, muito coladinha à banheira. Como da primeira vez não me preocupei com a impermeabilização dos desenhos, estes acabaram por apanhar um resfriado, e ficaram esborratados em algumas zonas.

Voltei a ir buscar os mesmos desenhos que ainda estavam guardados.

Depois de feitas as impressões e recortes, utilizei restos de papel-autocolante transparente para impermeabilizar. Tomei como referência a medida dos desenhos, mas deixei um pouco mais de margem. De seguida, colei o verso das imagens no papel-autocolante e, por fim, bastou colar no interior da caixa. A transparência da caixa permitiu esta opção, deixando os desenhos perfeitamente visíveis de dentro para fora.

E agora que a minha farmácia está recuperada desta intervenção cirúrgica, já está capaz de receber visitas, já se sente mais confiante para se mostrar :)

Uma das laterais da farmácia

Uma vista aérea :P

A residência oficial

Com a minha farmácia me despeço, desejando-vos o ínicio de uma semana cheia de saúde :)

14 comentários:

  1. Que ideia tão boa! Também preciso de arranjar a nossa farmácia e esta ideia é muito prática! Obrigada por a partilhares!:-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho os meus também numa caixa tipo essa, mas é em azul transparente e não está personalizada. Ficou linda a tua farmácia:).
    Bj

    ResponderEliminar
  3. adorei a ideia!achei os desenhos super fofos!eu uso 1 malinha plastica que tenho numa das gavetas do móvel do wc!

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Também tenho uma farmácia muito parecida com a tua. Inicialmente estava dentro de uma gaveta mas comecei a pensar noutra solução já que, com um piolhito a caminho, seria perigoso no lugar onde estava. Também me decidi por uma caixa como essa mas sem os miminhos que que lhe pões sempre, e coloquei-a num local alto. Assim fico descansada pois, de futuro, não há maneira do Tiago lá chegar.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  5. Olá Luarte!

    Muito gira a tua farmácia! Acho que não a devias ter na casa-de-banho pois parece que, assim como aos autocolantes, a humidade e o vapor não fazem muito bem aos medicamentos. Mas como a caixa está bem fechada pode ser que não haja muito perigo.

    Bjs e continua a presentear-nos com as tuas fantásticas ideias :D

    ResponderEliminar
  6. Adorei a caixinha! É de louvar a tua perfeição em tudo o que fazes...
    Enviei-te um email com mais uma participação no passatempo das leitoras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá! Em relação à máquina de costura, sim comprei-a no Aldi! É igualzinha :)
    A linha achei fácil de colocar porque tem o desenho na própria máquina à frente!
    Em relação à costura, eu não percebo grande coisa...a minha avó é costureira e daí tenha umas luzitas, nada mais!
    Sem que se deve esfoliar (fazer o zig zag) quando se cortam umas calças por exemplo e só depois se faz a bainha!
    Olha eu costumo alinhavar à mão, pois assim é mais fácil coser :)
    Adorava fazer mais coisas e treinar mais, mas agora tenho 1 bebé pequenina que não me deixa muito tempo para isso!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Olá, a tua farmácia ficou um mimo, eu tenho tudo enfiado dentro de um armário no wc, de toda a maneira tenho que arranjar uma solução pois o armário é para sair, e a tua ideia é optima!!!! Obrigada! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  9. Olá Luarte!
    Descobri seu blogue passeando pela internet! Adorei as idéias que encontrei por aqui e já sou sua seguidora!
    Vi que falas bastante na revista "Casa Dez" que eu tb adoro, mas é difícil de encontrar aqui no Brasil. Por acaso sabes se há algum site da revista?!?!?

    Um abraço,
    Maura
    coisasdamaura.blogspot.com

    Brasil/RS

    ResponderEliminar
  10. A estante é do IKEA não é! Comprei recentemente uma mas ainda estou a organizá-la para depois mostrar!

    Está quase tudo pronto. Só não me lembrei de fazer assim uma farmácia ambulante bonita como a tua... Se calhar ainda faço ;-)

    Boas dicas ;-)

    ResponderEliminar
  11. Olá Luarte,

    Quase que se poderia dizer...

    " As aventuras e desventuras de uma pequena farmácia".

    És muito engraçada a escrever e descrever a história da tua farmácia, a minha farmácia é semelhante, mas tem uma história muito mais simples e sem peripécias.
    Sabes eu escrevo contos e ilustro-os para crianças, e já estava a imaginar a tua história em papel.

    Parabéns, pelo texto, imaginação e pela tua famosa farmácia!

    1 beijinho

    ResponderEliminar
  12. ola luarte! em primeiro lugar, parabens pelo blog! keria apenas perguntar.te onde compraste o cestinho da roupa suja. obrigada e beijinhus

    ResponderEliminar
  13. Adorei a farmácia, também vou fazer uma para mim!! Também estive para comprar uma metálica do IKEA, mas tb prefiro transparente!

    Só tenho uma observação a fazer: embora seja realmente o mais usual, não devias deixar a caixinha na casa de banho por causa dos vapores, humidade, etc. Se puderes guardar noutro sítio é o melhor! ;)
    **

    ResponderEliminar
  14. desorganizada, VeraB, Sarokas, Soraia: Obrigada pelos vossos comentários tão simpáticos. A minha farmácia agradece :)

    Anabela: Pois é, quando se tem crianças, tem de existir outras preocupações. Não vá o "diabo" tecê-las...

    Cor de Chá e Ana: Obrigada pelo vosso reparo :) Mas de facto a caixa fica bem fechada. E os autocolantes ao estarem por dentro também estão bem protegidos. Antes as imagens estavam de fora e sem impermeabilização e mesmo assim só algumas zonas é que apanharam gotículas de água e o resultado foi mesmo os desenhos ficarem esborratados. Por dentro, a caixa nunca foi afectada (a tampa veda muito bem. Mas se algum dia notar algum tipo de humidade no interior, aí retiro imediatamente a caixa do sítio onde ela está.

    Sara: Sabes, faz mesmo parte da minha personalidade mimar as coisas personalizadas. Dá-me gosto. Podia-me dar para outra coisa qualquer :P
    Obrigada pelo teu email. Fiquei muito contente por participares e logo, logo já haverá um post dedicado a ti :)

    A Menina do Livro de Papel: Obrigada por me teres respondido :)
    Eu também achei fácil de colocar a linha superior, mas a linha inferior, a que vem da bonina é que ainda me fez perder muito tempo até conseguir descobrir o segredo. Mas isto a pouco vai lá. Ou vai ou racha :P

    Maura: Muito obrigada pela visita aqui ao meu cantinho. Fico muito contente por saber que gostou e que se tornou minha seguidora.
    Desconheço a existência da revista "Casa Dez" online. É de facto uma pena não existir num formato electrónico :(
    Logo que possa irei visitar o ser cantinho. Obrigada por ter deixado o endereço :)

    Orquídea: A minha estante por acaso foi comprada na loja "Casa", mas também cheguei a ver muito parecidas no IKEA.
    Fico à espera que te atires na realização da tua farmácia :)

    Romy: Esse título que deste ao post é bem mais engraçado, sim senhora :)
    Se este meu texto de alguma forma despertou alguma ideia gira para uma nova história infantil, tenho a certeza que a minha farmácia ficará muito feliz em sabê-lo.
    Obrigada pelas palavras tão simpáticas :)

    sofas: O meu cestinho foi comprado no hipermercado "Continente", numa altura de lançamento de novos artigos para a casa.

    Beijocas e bombons para todas vocês :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)