domingo, 10 de abril de 2011

Vai um picolé? :)

Em criança lembro-me de no Verão a minha mãe fazer muitas vezes geladinhos de refresco para mim e para a minha mana. Que saudades! Como eu gostava daquilo :)

Entretanto fomos crescendo e a minha mãe foi fazendo cada vez menos.

Mas há aquelas coisas que não se esquecem e que ficam para sempre guardadas na nossa mémoria. Naquela gaveta das coisas boas e doces :)

No ano passado ainda resisti à compra de umas forminhas que vi no supermercado. Mas fiquei com a ideia fixa nelas.

Há coisa de poucas semanas, dei de caras com umas forminhas tão engraçadas de picolé que não lhes resisti.

Quando cheguei à caixa registadora, o preço que outrora era de 1,99 euros, passou para menos de 1 euro (como eu adoro os 50% de desconto). E lá vim para casa toda feliz da vida com as minhas forminhas de feitios e cores diferentes.
Agora menina-adulta, a minha intenção é fazer mais do que meros geladinhos de refresco.

Mantendo o mesmo espírito divertido que estes geladinhos proporcionam, o intuito é fazer geladinhos de polpa de fruta, de leite, de iogurte, e muitos outros ingredientes...
Quantas e quantas vezes a fruta cá em casa bola e rebola em cima da fruteira?

Liquidificadora com ela. Bruummmmm. Verter nos copinhos e congelador.


E de uma forma bem divertida e saudável, vai um picolé a qualquer hora do dia...

... Enquanto se lê um livro, revista ou jornal.

... Enquanto se vê televisão.

... Enquanto se trabalha ao pc ou se lê blogs e e-mails.

Um momento picolé cai sempre bem :)

E como cada picolé é pequenino, não cansa!

Os primeiros picolés cá de casa foram feitos com calda de morango que tinha no frigorífico. A receita podem-na ver aqui.

Mesmo quem não tem forminhas próprias não tem desculpa :P

Basta usar copinhos de plástico que tenham em casa e aproveitar, por exemplo, pauzinhos de gelado ou então usar mesmo colheres pequeninas de café.

Se quiserem que os pauzinhos fiquem direitinhos, fazem o seguinte: colocam os copinhos sem pauzinho no congelador e umas horas depois (talvez duas, três... antes do gelado solidificar), espetam o pau direitinho. Se, pauzinho direito ou pauzinho torto, é coisa que não vos incomoda, esqueçam a dica anterior.

Outra ideia gira é fazer picolés com sabores e cores diferentes.

Aí é só colocar nas forminhas um preparado até meio. Leva-se ao congelador e deixa-se solidificar. Depois é só encher o resto com outro sabor a gosto.

Para desenformar já sabem. Friccionam com as palmas das mãos a forma durante uns segundos ou então molham-na em água fria.

Fácil, não é?


Vai um picolé? ;)

13 comentários:

  1. opáá, é por estas e por outras que eu gosto imenso de vos acompanhar... as coisas que aprendo!! :) já tinha pensado comprar estes copinhos, mas acabo sempre por adiar, ou por causa das receitas, porque achava que não era prático, e porque...Sei lá! andava com eles na loja e depois largava sempre antes de chegar à caixa.... mas agora fiquei fã, completamente! só por toda a descrição carinhosa :)
    Resto de bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Já me deixaste a pensar nisto :))

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho andado a ver se encontro umas forminhas giras como essas, para fazer para a minha piolha ;)

    ResponderEliminar
  4. Uau! Acabei de regressar à minha infância! A minha mãe também os fazia quando eu era pequenina!
    E eu era viciada nos de sumo de laranja! Hum!

    ResponderEliminar
  5. Que delicia!! Eu já estou bem grandinha, mas outro dia experimentei um geladinho, não sei se você conhece, coloca-se o suco dentro de um saquinho comprido (no tamanho de um picolé) no freezer e depois que congelar é só saborear. Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Hum..adorei as lembranças e as formas fofas, um picolé cairia muito bem agora!!!!!

    bjus

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto :D.
    Eu costumo fazer para os meus filhotes. Quando casei, a minha sogra ofereceu-me umas forminhas da tupperware e que estão sempre impecáveis apesar do imenso uso por altura do calor, mas essas tuas são bem mais giras. Penso que vi umas parecidas ou na Viva ou na Casa;).
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Adorei a ideia... nunca me tinha lembrado de fazer com polpa de fruta e tenho a certeza que o filhote vai adorar comer fruta assim :)
    bjs

    ResponderEliminar
  9. também comprei esta semana, para o marido fazer gelados de coca-cola porque come 2 calipos cola por noite, além de lhe fazer mal é uma despesa extra...homens! mas antes de ele usar, usei eu para fazer um batido de morango com um bocadinho de natas e açucar para a cria que adorou!Pensamos as duas no mesmo, que espertas que nós somos eh! eh!
    http://comoaguaparaochocolate.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  10. Olá Luarte!
    A minha mãe fazia igual, mas ela fazia com gelatina. Pegava numa embalagem fazia conforme mencionado, punha nas formas, solidificava e depois hummmmm eu saboreava.
    Experimenta acho que vais gostar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Então a menina dos picolés quer uma mesinha como a da bricolar??
    Vê se gostas da que restauramos para o quarto da L.Se gostares e quiseres uma, sou menina para te arranjar uma igual, para te dar umas dores de cabeça a restaurar
    É só fazeres uma visitinha cá ao Norte.
    Bj

    ResponderEliminar
  12. Olá
    Faz um tempão que acompanho o teu blog, muitos parabéns, és uma pessoa muito dedicada.
    Meu nome é Ana, muitos me chamam de Aninha rsrsrs, sou de Portugal , moro no Brasil já faz um tempinho, acho até que sou mais Brasileira que Portuguesa .
    Então ao babar e admirar alguns blogs resolvi criar um para mim o http://cantinhosimplesdaaninha.blogspot.com, objetivo inicial era de alguma forma registrar um pouquinho a minha vida, minhas lembranças, para quem sabe um dia meus netos lerem rsrsrsr e fazer amizades “virtuais” trocar conhecimento. Mas infelizmente tenho algumas dificuldades, desculpa a liberdade, gostaria de suas dicas e sugestões.
    http://cantinhosimplesdaaninha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Para as meninas que estão interessadas as minhas forminhas foram compradas na loja VIVA.
    Gostei da ideia da coca-cola e da gelatina. Vou ver se experimento também :)

    Aninha, bem vinda a este modesto cantinho :)

    Casa Encantada: andas a cuscar os meus comentários, sua marota! :P
    Olha, fui ao teu blog mas como não tem aquela aplicação de procura, acabei por desistir da minha procura manual e não encontrei a mesinha que restauraste para a tua filhota. Tens de me dar o link :)

    Beijocas para todas***

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)