terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pedalando por pedalar

Estou super orgulhosa de mim mesma e isto é capaz de fazer mal ao fígado, mas que se lixe! :P

Estou mesmo!

Ainda há menos de 2 meses não sabia andar de bicicleta e este fim de semana já fiz 19 km.

O percurso foi de Algés ao Terreiro do Paço, ida e volta.

Deixo-vos algumas fotos desse dia.




Só tenho andado aos domingos de manhã, mas tenho andado religiosamente e a satisfação tem sido enorme :)

Aprendi aos 35 anos. O que eu andei a perder!

Se por um lado, agora acho que é uma pena não ter sido mais cedo, ao mesmo tempo fico tão feliz por ter descoberto este enorme prazer que jamais "saberia ao que sabe" se não me tivesse decidido com determinação, e de um momento para o outro, a matar e a enterrar os meus monstrinhos, isto é, os meus medos e receios. 

Sei que há muita gente adulta que não sabe andar de bicicleta mas gostaria muito de saber. Não encolham os ombros como se fosse demasiado tarde. Não é! E esqueçam a história das figurinhas tristes que se fazem. Essa desculpa é do mais pateta que pode haver porque só existe na nossa cabeça. 

Enquanto andava a aprender, na rua não faltavam desconhecidos a dar palpites de como devia fazer isto e aquilo e claro a dar imensa força e motivação. E uma pessoa ganha logo outro fôlego e a insegurança começa a pouco e pouco a dar lugar à confiança de que se há de conseguir. E consegue-se!

Arrependam-se sempre do que fizeram e não do que nunca fizeram ou tentaram fazer.


Para quem preferir um estilo mais urbano/citadino, as nossas cidades começam a pouco e pouco a estar mais sensíveis à questão da bicicleta como transporte e como hobbie. É verdade que estamos muito aquém de outras cidades europeias, mas em Lisboa, por exemplo, já começam a surgir várias ciclovias.

Nos últimos domingos já se juntou a nós a prima C. 

E agora foi a tia L. que, aos 50 e poucos anos, depois de ver a motivação com que nós falamos dos nossos passeios domingueiros, se atirou na compra de uma bicicleta este fim de semana. Vai ter esta semana para treinar e no próximo domingo já estamos a contar com ela.

Não é espetacular?

Se isto é contagioso, bendito contágio! :D

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Não é, não! E agora que aprendi e descobri que gosto mesmo disto, ninguém me para! :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. :-) excelente e boa motivaçao. O meu marido, que com 38 aprendeu mais ou menos na mesma altura que tu, tb tem andado e está a correr bem
    Bjs e parabens.
    M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Marlene :)
      Que giro eu e o teu marido, em tão linda idade (porque todas as idades são lindas), termos "combinado" a altura certa para nos atirarmos na aprendizagem da bicicleta :)
      O importante é não desistir.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que bom não é? Eu cá adoro pedalar... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gaja Maria, eu sei que tu és uma fã do pedalal e do BTT :D
      Beijocas

      Eliminar
  4. Adoro a tua bicicleta =)
    Daqui a uns anos compro uma daquelas com cadeirinha atrás para levar a miúda e lá vamos nós ;)
    Muitos parabéns pelo empenho e determinação! Não há muita gente que se possa gabar de fazer 19km e muito menos apenas pouco tempo depois de aprender a andar!!!! :))))
    Boas pedaladas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sara :)
      Obrigada pelo apoio!
      Qualquer dia já podes instalar cadeirinha na bicla e lá vais tu com a tua F. dar grandes e bons passeios. As duas vão adorar :)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Espero ter contribuido algum bocadinho para esse vício bom! ;) Até Sábado? **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, tu não só contribuiste como foste uma peça fundamental para o engordar da minha determinação. Aquela conversa num dos dias do Avante, deixou-me com imensa vontade de saber andar e com muitos bichos carpinteiros :)
      Beijocas e até sábado!!!***

      Eliminar
  6. Paula, até o sogro que tem quase 70 já se pôs a arranjar uma bicicleta que está parada há anos na garagem. Será que quer dizer alguma coisa? :P Isto anda a dar a volta à cabecinha de muito boa gente aqui para os meus lados :D
    Obrigada pela banda sonora, adorei! :)
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  7. Ena! Muitos parabéns !
    As fotos ficaram muito giras :)
    ( Há ciclovia até ao Terreiro do Paço ou há partes em que tens de ir pela estrada ? )

    ResponderEliminar
  8. Olá, koklikô :)
    Em relação ao percurso que fiz, desde o passeio marítimo de Algés até ao Terreiro do Paço, há praticamente sempre ciclovia. Na zona das Docas precisas só de atravessar umas passadeiras para continuares a ciclovia até ao Cais do Sodré. No C.S. há obras a decorrer. Há quem vá por estrada, mas o que eu fiz foi andar em cima do passeio dos peões com a máxima atenção e cuidado e depois apanhar a ciclovia um bocadinho mais à frente (cujo troço é pequenino). Houve alturas em que me senti mais segura e saí de cima da bicicleta e atravessei à mão. Mas num instante estás logo no Terreiro do Paço.
    Agora numa das próximas vezes quero ver se vou mais longe, Sta Apolónia, etc... até chegar ao Parque das Nações.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Uma vez na bicicleta não mais se pára. Adorei ler o seu testemunho e tomei a liberdade de o partilhar no meu blogue nabicicleta.com

    Ótimas pedaladas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo destaque a este post, paulofski :)
      Já lhe deixei um comentário no blog.
      Continuação de excelentes pedaladas para si também! :)

      Eliminar
  10. Quero desde já tomar a liberdade de convidar a vir neste domingo a encontra-se com um grupo para passear de bicicleta pelas ciclovias de Lisboa basta ir nos eventos e lá se encontra toda a informação que precisa para estar neste passeio venha pedalar connosco !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo convite :)
      Qual o endereço onde posso ver essa informação?

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)