terça-feira, 26 de março de 2013

O poder do amaciador na limpeza da casa

Há uns meses atrás encontrei, já não sei precisar onde, a informação de que o amaciador da roupa é  excelente para a limpeza de móveis. Registei a ideia e assim que pude experimentei.  

Uma parte dos móveis que tenho no meu escritório são em lacado escuro, tipo wengue, e um dos grandes problemas é manter a limpeza das superfícies.

Antes limpava-os com limpa-vidros ou um multi-superfícies, mas passados uns minutos já ali tinha uma caminha de pó bem à vista e reluzente. 

Para mim este é o grande senão dos móveis escuros. É que se nota toda a sujidade.

Mas há solução e uma solução bem fácil e acessível.

Para quem não sabe, além de dar lustro e lubrificar as superfícies, o amaciador cria uma película capaz de repelir o pó.

O que significa que conseguimos móveis limpos durante muito mais tempo. 

E assim depois de já utilizar o amaciador de roupa na altura de passar a ferro (ver aqui) atualmente uso o mesmo borrifador e a mesma solução para a limpeza dos móveis da casa.


E não é que resulta mesmo!

A solução que já usava na roupa e que passei a usar na limpeza é esta:

Para cada 200 ml de água, junto uma colher de sopa de amaciador (se for concentrado junto uma colher de chá).

E uso em todos os móveis da casa sem exceção. Desde os de madeira maciça aos aglomerados.

Borrifo um pano de microfibras e passo pelas superfícies que ficam livres de pó, brilhantes e sem quaisquer manchas.


Nos móveis escuros noto realmente que o amaciador faz maravilhas. O pó já não se instala com a mesma velocidade como antes. O que significa móveis limpos durante mais tempo. Yuppi!!!! :)

E o cheirinho que fica?  :)

Também já passei a borrifar as carpetes e tapetes assim que as acabo de aspirar.

Com o tempo as fibras têm tendência a ficar ressequidas e àsperas e o uso do amaciador não só perfuma e amacia como cuida da vida dos nossos tapetes, deixando-os mais bonitos e fazendo-os durar mais tempo.

Toda a casa fica limpa, tratada e perfumada :)

50 comentários:

  1. A experimentar com certeza :)

    Com a diferença que não uso amaciador na roupa , assim sendo vou comprar para os móveis ( um bem baratinho pois tá claro!)

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por esta ideia e pelo testemunho! Ás vezes vejo estas receitas mas sem o respectivo feedback é difícil avaliar a sua eficácia. Vou experimentar primeiro nos móveis de wengue cá de casa. Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Interessante tenho de tentar mesmo, bjs

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está uma excelente dica!!!

    Vou levar.

    Obrigada pela partilha, bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  5. eu costumo limpar meus moveis todos com um paninho microfibras e um balde água com pronto limpa móveis. vou substituir o pronto pelo amaciador a ver qual o resultado também ;-)

    ja agora . será que posso meter na água da caldeira do ferro vapor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Paula :)
      Não consigo responder à questão colocada porque não tenho ferro a caldeira, mas se fosse um ferro a vapor não aconselho.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Bem nem imaginava mas vou experimentar!

    Obrigada

    Maria

    ResponderEliminar
  7. Mais uma dica excelente! Já sabia que uma tampinha no balde da água deixa o chão mais brilhante e perfumado, mas esta desconhecia!
    Beijinhoi ;)

    ResponderEliminar
  8. Que boa dica!! Vou experimentar, obrigada*

    ResponderEliminar
  9. Por acaso li há pouco tempo que o amaciador da roupa era ótimo para chãos de madeira ou flutuantes. Experimentei e adorei. Nos móveis não me tinha lembrado, mas olha que, mais uma vez, vou levar daqui uma dica preciosa para experimentar.
    E como a troca de dicas é sempre benvinda, experimenta os amaciadores de roupa concentrados Doussy do Lidl. Agora estou a usar o de sabão natural e é maravilhoso. A vantagem é que são muito em conta e a embalagem de 2L dura e dura e dura :)
    Bjinhos

    P.S. em vez do borrifador pode-se colocar em água mesmo e ir molhando o pano de microfibra, espremendo bem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, raiozinho :)
      O amaciador é ótimo para as madeiras, logo é bom para o chão desse tipo.
      Obrigada pela sugestão do amaciador.
      Eu ainda tenho comfort concentrado e parece-me que vai durar o resto da minha vida, pois não uso na lavagem normal da roupa, logo estás a ver o quanto rende, não estás? :P
      Não consegues arranjar um borrifador qualquer? Eu acho mais prático e consigo dosear melhor, além de que não fico com o pano encharcado.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sim, o borrifador arranja-se.
      Eu continuo a usar na lavagem da roupa. Gosto mais :) E apesar de gostar muito do amaciador concentrado do Pingo Doce Flor de Lótus, estou rendida a este do Lidl. São boas alternativas e com preço bem mais acessível ao Comfort.
      Bjinhos e venham mais dicas ;)

      Eliminar
  10. Olá Luarte,
    Já para não falar de uma outra dica que aqui deixaste há uns tempos, a capacidade de renovação de sapatos ou botas de camurça, quando borrifados e escovados com amaciador! ;)
    Beijinhos e obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anamar :)
      Pois é, nem me lembrei dessa quando escrevi o post. Mas o amaciador na camurça faz sapato velho virar novo :D
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Verdadinha que este foi um dos truques que encontrei na net e nunca mais larguei, até para lavar o chão flutuante e parquet.

    Em relação às cortinas, carpetes, sofá e almofadas do mesmo, aquilo que faço sempre é usar o meu borrifador "do cheirinho" como diz o meu filho.
    Encho-o com água e um bocadinho de amaciador. Borrifo tudo o que seja tecido à minha volta. Até as cadeiras da sala de jantar.
    Depois da limpeza e com aquele cheirinho consigo dizer "ahhh esta é a minha casa".
    Delicioso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana
      Obrigada pela partilha da tua experiência que só vem confirmar os bons resultados do amaciador :)
      Bejinhos

      Eliminar
  12. Já sou seguidora do seu blogue há algum tempo, mas nunca comentei. Gosto tanto das suas ideias que decidi ler todas as publicações que fez até aos dias de hoje, para recolher o máximo de dicas possíveis. Uma das ideias que já coloquei em prática foi a utilização do amaciador na roupa e adorei, por isso irei também colocar esta dica em prática.
    http://aminhaalquimia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por este primeiro comentário :) Fico feliz que o tenha feito e mais ainda que tenha tido vontade e motivação de ler todas as publicações :)))))))
      Um beijinho e tudo de bom para esse lado.

      Eliminar
  13. É uma dica que aplico cada vez mais cá em casa...e cheira tãoooo bem!

    ResponderEliminar
  14. Desconhecia este truque. Não uso amaciador na roupa, altera o cheirinho do detergente e acho que é só gastar mais dinheiro. Mas agora...tchan tchan tchan...vou comprar o amaciador mais bem cheiroso que encontrar e espalhar pela casa fora!! :D Móveis, chão, tapetes, tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, p* :)
      Eu deixei de usar amaciador na máquina a partir do momento em que passei a usar só detergente SKIP.
      Mas tenho amaciador cá em casa dessa altura e há que o gastar. E eu vou gastando em diversos usos que lhe dou :)
      Beijinhos

      Eliminar
  15. As coisas que aprendo por aqui :-) A partir de hoje, vou usar amaciador na casa toda :-D
    Filipa Sousa

    ResponderEliminar
  16. Pois eu acho o mesmo moveis escuros são uma coisa chata, acabo de limpar já lá está pó.
    Não conhecia nenhuma destas dicas, obrigadinhaaa.
    jocas

    ResponderEliminar
  17. Mas isso é maravilhoso. Também tenho o problema de alguns móveis escuros que ficam logo cheios de pó. Na próxima limpeza já vai com amaciador. Obg pela partilha. Jinhos

    ResponderEliminar
  18. Eu também já o faço há muito. Mas em vez de pôr no borrifador utilizo um pequeno alguidar com água e amaciador e depois molho o pano, e torço-o muito bem. O cheirinho que fica é mesmo muito bom. Adoro o cheiro de casa limpinha :)
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  19. E eu novinha nisto ,desconhecia isto tudo ,hei de exprimentar ,já este fim de semana ;)
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  20. Desconhecia totalmente e amanhã já vou experimentar. Obrigada por partilhares. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Que bela dica, desconhecia completamente este truque mas adorei, hei-de experimentar :)

    ResponderEliminar
  22. Experimentei ontem... Ficou tudo bem limpinho, agora vamos a ver se retarda o acumular do pó. Os meus móveis são todos em preto e branco lacados, e durante o inverno, como o aquecimento é no chão, forma-se ainda mais pó, é terrível.
    Obrigada pela ideia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Nocas
      Atenção que o retardar do pó é muito relativo. Há que ter em conta os factores agentes externos. Mas num ambiente dito normal é isso que deverá acontecer. O pó deve levar mais algum tempo a instalar-se nos móveis.
      Depois partilha se puderes o resultado da tua experiência.
      Beijinhos

      Eliminar
  23. Oi Luarte!
    Hoje o meu blogue faz um mês ...e tenho um pequeno sorteio a correr lá...não queres lá dar um saltinho para participar?
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria :)
      Parabéns!
      Já passei por lá :)
      Beijinhos

      Eliminar
  24. Esta é uma bela dica, de facto. E vou pôr em prática! Eu já disse que adoro este blog?! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cor de Chá :)
      Obrigada por esse tão grande e expressivo apreço. Agradeço do fundo do coração :)
      Beijinhos

      Eliminar
  25. Adorei a ideia, não só para os móveis, mas também achei interessante chegar amaciador nos tapetes. Vou experimentar ;)

    ResponderEliminar
  26. Vou roubar a ideia... adoro o cheirinho do amaciador....
    Boa Páscoa!!!!
    Bjsss

    ResponderEliminar
  27. Em madeira envernizada também resulta? Obrigado. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta, eu uso eu todo o tipo de móveis, inclusivé nos envernizados.
      Beijinhos

      Eliminar
  28. Obrigado :) Passe pelo meu cantinho! Beijinhs

    ResponderEliminar
  29. Olá, Luarte :)
    Dessa forma nunca utilizei e irei experimentar. Utilizo com muita frequência no verão, diluído em água, para borrifar camas, cortinados e sofás. Utilizo também no depósito da água do aspirador e deixa um cheirinho em casa muito bom. Obrigada pela dica ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Doríssima :)
      Vale a pena experimentar.
      No depósito do aspirador também já usei algumas vezes, mas como já limpo os móveis e fica uma fragância no ar, tento não exagerar muito nos cheiros em casa.
      Beijinhos

      Eliminar
  30. eu deixei de usar amaciador na roupa mas acho k vou comprar o do lidl de cheio a sabao amarelo e passar nos moveis todos. adorei a dica!!! e vou experimentar no chao tb pk se calhar fica mais barato o amaciador k o produto proprio para madeiras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Água e amaciador são excelentes para lavar soalhos de madeira.
      Beijinhos

      Eliminar
  31. Eu já uso amaciador há muito tempo, mas não misturo água. Ponho no pano directamente. Além de tirar o pó com eficiência fica um cheirinho agradável na casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sinto que a mistura de água e amaciador limpa de forma eficaz o pó e deixa um cheiro muito agradável sem ser exagerado.
      Confesso que tenho receio que o cheiro fique muito ativo ao aplicar sem misturar água, mas é uma questão de experimentar...
      Obrigada pela partilha.

      Eliminar
  32. Parece-me que vou começar a usar o milagroso amaciador em tudo :-D

    ResponderEliminar
  33. Só agora descobri o vosso blogue e, fui logo experimentar nos meus móveis da sala que são em raiz de nogueira, portanto escuros, com a agravante de morar num rés-do-chão de uma rua de Lisboa muito movimentada... antigamente limpava e passados minutos estava tudo coberto de pó. Na passada 5ª. feira comecei com as minhas experiências com o amaciador e maravilha hoje, sábado, ainda não há qualquer vestígio de pó nos meus móveis nem no ecrã de televisão ou no do computador. E o cheirinho que ficou em casa foi muito agradável. Obrigada pela dica e já estão nos meus favoritos também já comecei a passar palavra.

    ResponderEliminar
  34. Obrigada pela partilha! Vou experimentar já amanhã.
    Pelos comentários que li, esta dica é fantástica para quem, como eu, adora uma casa perfumada! :)

    ResponderEliminar
  35. Obrigada pela visita ao blog.
    Não lhe sei responder à primeira questão. Se a ideia for amaciar a roupa o vinagre branco faz um excelente trabalho sem deixar cheiro.E é mais barato que o amaciador. Eu não sou fiel ao uso do amaciador nas lavagens. Quanto ao detergente vario entre o SKIP e o Persil. Acho que nas lavagens acabam por ter um bom desempenho.
    No jumbo, continente e Lidl há muitos amaciadores baratos. Penso que é uma questão de pesquisar. A Comfort tem de baunilha e se não estou em erro o LIDL também tem um deles. Os produtos do LIDL costumam ser bastante bons em termos de qualidade/preço.
    Um dia feliz e boas pesquisas.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)